Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Câncer de mama

Câncer de mama leva várias mulheres à morte todos os anos. Observar alterações na mama e realizar consultas de rotina são importantes ações para o diagnóstico precoce.

Laço rosa com a frase "Cuide-se" em referência ao câncer de mama.
Conhecer o próprio corpo e realizar exames de rotina é fundamental para que doenças possam ser diagnosticadas precocemente.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O câncer de mama é um tipo de câncer que afeta as mamas, provocando sintomas como surgimento de nódulos e alterações na pele e no mamilo. A doença apresenta tratamento, e pode-se conseguir a cura completa do paciente, principalmente daquele que apresenta um diagnóstico precoce.

Entre os tratamentos disponíveis para casos de câncer de mama, estão: quimioterapia, radioterapia e cirurgia. O tratamento ideal para cada paciente dependerá de aspectos como o tipo de câncer e o estadiamento da doença. O câncer de mama no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o mais incidente em mulheres quando excluídos os tumores de pele não melanoma.

Leia também: Tumor é câncer? Conceitos, formação e diferenças

Tópicos deste artigo

O que é o câncer de mama?

O câncer de mama é um tipo de câncer que afeta as mamas. Podemos definir o câncer como um grupo de doenças em que se observa o crescimento desordenado de células, levando à formação de tumores, os quais podem invadir tecidos e órgãos e até mesmo espalhar-se para outras regiões do corpo (metástase).

O câncer de mama afeta tanto mulheres quanto homens, entretanto, em homens, trata-se de uma condição rara. Segundo o Inca, o câncer de mama em homens representa apenas 1% do total de casos da doença.

Profissional analisando um exame de imagem em referência ao câncer de mama.
O câncer de mama é uma doença que apresenta cura, principalmente quando o paciente recebe o diagnóstico precoce da doença.

Quais os fatores de risco para o câncer de mama?

Alguns fatores de risco são reconhecidos para o desenvolvimento do câncer de mama. Dentre eles podemos destacar: idade; obesidade e sobrepeso após a menopausa; sedentarismo; primeira menstruação antes dos 12 anos de idade; não ter tido filhos; primeira gravidez após os 30 anos de idade; menopausa após os 55 anos; uso de contraceptivos hormonais; realização de reposição hormonal; e casos de câncer de ovário e mama na família.

Vale salientar, no entanto, que a presença de um ou mais fatores de risco não significa necessariamente que a mulher desenvolverá esse tipo de câncer.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais os sinais e sintomas do câncer de mama?

O câncer de mama, inicialmente, não provoca sintomas, o que pode dificultar o diagnóstico precoce. Algumas alterações na mama, no entanto, podem indicar a doença, portanto, é fundamental que as pessoas tenham um cuidado especial com o seu corpo, sempre observando e procurando ajuda médica caso alterações levantem suspeitas de alguma enfermidade.

O Instituto Nacional do Câncer destaca como sinais e sintomas do câncer de mama que merecem atenção e que devem ser investigados pelo médico:

  • Surgimento de caroço na mama;

  • Mama com pele avermelhada, retraída ou com aspecto de casca de laranja;

  • Alterações no mamilo;

  • Nódulos na região das axilas e pescoço;

  • Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

Como é feito o diagnóstico do câncer de mama?

O diagnóstico precoce é essencial para um maior sucesso no tratamento de câncer de mama. Tanto homens quanto mulheres devem sempre observar bem o seu corpo de modo a identificar alterações que podem indicar uma doença. Além disso, a mulher deve fazer consultas de rotina ao ginecologista, o qual avaliará diferentes aspectos da sua saúde, inclusive as mamas. 

Entre os exames que podem ajudar no diagnóstico de câncer de mama, incluem-se o exame clínico e exames de imagem, como ultrassom e mamografia. O Ministério da Saúde recomenda que a mamografia seja feita por todas as mulheres com idade entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. Vale destacar que os exames citados ajudam no diagnóstico, entretanto, após a verificação de um tumor, a confirmação da doença só é feita após a realização da biópsia.

Câncer de mama tem cura?

O câncer de mama é uma doença que apresenta cura, principalmente quando o diagnóstico precoce é realizado. O tratamento varia de um paciente para outro e dependerá de fatores como o tipo de tumor apresentado e a fase da doença na qual o paciente encontra-se. Quanto mais rápido inicia-se o tratamento, mais chance de cura ele apresentará. Dentre os tratamentos hoje disponíveis, podemos citar: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia biológica e hormonioterapia.

Leia também: Avanços no tratamento do câncer

O câncer de mama pode ser prevenido?

O câncer de mama apresenta como fatores de risco alguns hábitos de vida que podem ser modificados, como: manter uma alimentação saudável; praticar atividades físicas, evitando assim o  sedentarismo; não fazer uso de bebidas alcoólicas; evitar o uso de anticoncepcionais bem como a chamada reposição hormonal; amamentar.

O que é Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é um movimento de conscientização do câncer de mama e procura espalhar informação de qualidade sobre o tema. Com isso espera-se que mais pessoas aprendam sobre esse tipo de câncer e, consequentemente, tenham acesso a um diagnóstico cada vez mais precoce, reduzindo-se os números de morte pela doença. Para aprofundar-se mais sobre essa importante campanha de saúde, principalmente para as mulheres, leia: Outubro Rosa.

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Câncer de mama"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/cancer-de-mama.htm. Acesso em 18 de março de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas