Texto -A +A

Apendicite

Doenças e patologias

Publicidade

O apêndice vermiforme é uma extensão tubular que existe no início do intestino grosso. Tal extensão não possui importância para o organismo humano, pois produz uma pequena quantidade de linfócitos que não interfere no organismo.

A apendicite é resultado da inflamação do apêndice por restos fecais, concentração de bactérias, déficit de oxigênio e outras, ocorrendo em indivíduos de aproximadamente 20 a 30 anos. Apesar de ser um órgão sem muita importância, quando inflamado, o apêndice pode levar um indivíduo a óbito se não tratado, pois a doença pode provocar a ruptura do órgão fazendo com que a inflamação se alastre sobre o abdômen, causando uma reação corpórea chamada abscesso, um aglomerado de pus que provoca a desintegração e a necrose dos tecidos. Quando a inflamação se espalha, pode acontecer outra doença chamada peritonite aguda, altamente perigosa e mortal.

A apendicite provoca falta de apetite, dor abdominal (que ocorre ao redor do umbigo e no baixo abdômen), febre, náuseas, vômitos, colapso no intestino e apatia. A dor normalmente é insuportável, fazendo com que a pessoa busque auxílio médico no máximo em 48 horas. Este, por sua vez, realiza exames para confirmar o quadro clínico e, se confirmado, prescreve antibióticos para combater a inflamação e ainda encaminha a pessoa para o centro cirúrgico para a retirada do órgão enfermo. A cirurgia para a retirada do apêndice pode ser feita de maneira convencional ou por laparoscopia, procedimento que resulta em menor incisão.
 

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Publicidade

Dica de matemática

Encceja

Encceja

Curiosidades

Geografia

Você Sabia?