Texto -A +A

Dia dos Pais

Datas Comemorativas

No Brasil, o Dia dos Pais é comemorado sempre no segundo domingo de agosto.
Publicidade

Celebrar a importância do papel paterno na vida familiar é algo que ocorre há mais de quatro mil anos. O jovem Elmesu, na antiga Babilônia, esculpiu em argila o que seria considerado o primeiro cartão de Dia dos Pais. Os desejos de vida longa e saúde para os pais perpetuaram-se por diversas civilizações, a princípio de maneira informal.

Oficialização

A história mais conhecida e que resultou na criação do Dia dos Pais nos Estados Unidos tem origem no desejo de uma filha de homenagear a figura paterna. William Jackson Smart foi um agricultor e veterano de guerra norte-americano que criou seus seis filhos, entre eles um recém-nascido, após o falecimento de sua esposa durante o parto. Em 1909, em Washington, sua filha Sonora Louise Smart Dodd ouviu um sermão para o Dia das Mães e teve a ideia de celebrar o que seria um dia dedicado aos pais.

A filha do ex-combatente não poupou esforços para que a figura paterna também fosse homenageada. Em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, localizada no Condado de Spokane, em Washington, além de pedir ajuda para uma entidade de jovens cristãos do município. Após as solicitações, o primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho do mesmo ano, data do aniversário de William Jackson. A rosa foi escolhida como símbolo da homenagem, sendo as vermelhas para os vivos e as brancas em memória dos mortos.

A comemoração norte-americana ganhou proporção com o passar dos anos e, em 1924, o então presidente Calvin Coolidge tornou nacional a ideia de Sonora. Somente em 1966, no entanto, houve a proclamação oficial que determinou o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (Father's Day) nos Estados Unidos. Já o feriado nacional foi oficializado por Richard Nixon no ano de 1972.

Brasil

No Brasil, o Dia dos Pais é celebrado sempre no segundo domingo de agosto. A ideia da comemoração surgiu de uma ação do publicitário Sylvio Bhering, em 1953. O objetivo era estimular o comércio no segundo semestre, já que o Dia das Mães movimentava a economia no primeiro semestre e o Natal no fim do ano.

Sylvio Bhering era diretor do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e marcou em seu calendário de comemorações o dia 16 de agosto como o Dia do Papai. A data foi escolhida para coincidir com o Dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus Cristo.

Jornal O Globo divulga O Dia do Papai na capa do dia 15 de agosto de 1953
Jornal O Globo divulga O Dia do Papai na capa do dia 15 de agosto de 1953

A celebração espalhou-se pelo resto do Brasil até que se decidiu por oficializar o Dia dos Pais no segundo domingo de agosto, assim como acontece no Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio.

O Dia dos Pais é muito lucrativo no Brasil, assim como outras datas comemorativas. O segundo domingo de agosto é a quarta comemoração mais lucrativa para os lojistas, atrás do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados.

Comemorações mundiais

Diversos países possuem em seus calendários o Dia dos Pais. As comemorações variam conforme os costumes locais, assim como o significado que se dá à figura paterna.

A Rússia não possui uma data oficial para celebrar o Dia dos Pais. O país conta com a comemoração do dia do Defensor da Pátria, o qual é comemorado em 23 de fevereiro e volta-se somente para os homens.

Espanha, Itália e Portugal comemoram o Dia dos Pais em 19 de março, Dia de São José. A troca de presentes é muito comum, semelhantemente ao que ocorre no Brasil. Em terras portuguesas, a data é uma das comemorações mais importantes.

A Alemanha também não conta com uma data oficial para a comemoração. A celebração aos pais é feita no dia da ascensão de Jesus, a qual varia conforme o calendário da Páscoa. Pais e filhos costumam passear e fazer piqueniques para comemorar.

Junho possui o maior número de comemorações do Dia dos Pais. Argentina, Peru e Reino Unido contam com celebrações no terceiro domingo do mês. Já no Paraguai, comemora-se uma semana antes. A data também é celebrada no Canadá, no dia 17, e na Grécia, no dia 21.

Na África do Sul, o Dia dos Pais também é comemorado no segundo domingo de agosto. Já a Austrália conta com as celebrações no segundo domingo de setembro.


Por Lorraine Vilela
Equipe Brasil Escola

Publicidade

Erros Comuns na Regra de Três

Fuvest 2018

Fuvest

Danos Morais

Curiosidades

Você Sabia?