Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

09 de outubro – Dia do Atletismo

Em 09 de outubro comemora-se o Dia do Atletismo, um esporte caracterizado por explorar importantes habilidades humanas.

Atleta em uma pista de corrida.
A corrida foi um dos primeiros esportes praticados em competições.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

No dia 09 de outubro é comemorado o “Dia do Atletismo”, uma data criada para homenagear o esporte considerado por muitos como o esporte-base. Essa denominação foi dada porque esse esporte tem como foco as habilidades naturais dos seres humanos, tais como corrida, saltos e lançamentos.

Tópicos deste artigo

História do Atletismo

O primeiro registro de competições esportivas que se tem notícia aconteceu em Olímpia, na Grécia, em 776 a.C. Nessa competição, o Atletismo era o único esporte praticado, sendo disputada uma corrida de aproximadamente 200 metros denominada de “stadium”. Com o passar dos anos, outras modalidades foram surgindo, como o salto em distância e o lançamento de disco. Essas provas em Olímpia deram origem às famosas Olimpíadas, que acontecem até os dias atuais de quatro em quatro anos.

A prática do Atletismo no Brasil iniciou-se por volta de 1850 e, segundo a Confederação Brasileira de Atletismo, provavelmente foi inserida no território por marinheiros ingleses. Apesar de ser uma prática antiga, apenas nos Jogos de Paris, em 1924, o Brasil criou a sua primeira equipe de Atletismo olímpica.

Atualmente o Atletismo pode ser classificado em:

Provas de pista: Essas provas incluem os diversos tipos de corrida existentes, tais como as rasas, de revesamento, com barreiras e com obstáculos.

Provas de campo: Englobam provas como salto em distância, salto com vara, arremesso de peso, lançamento de dardo e disco, entre outras. Diferentemente das corridas, avalia-se, nesse caso, o desempenho de cada atleta, e não o tempo de prova.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Provas combinadas: Nessas provas o objetivo é avaliar a versatilidade de cada atleta e, para isso, são realizadas diversas provas. No decatlo, os homens são submetidos a 10 provas diferentes. Já no heptatlo, as mulheres realizam sete provas.

Pedestrianismo: Essas provas incluem as corridas de rua, tais como as maratonas.

Marcha atlética: Nessa prova, os atletas marcham por longas distâncias, que variam de 20 a 50 km. É observado se o participante não está correndo, sendo, portanto, fundamental a realização das provas durante o dia.

Corridas em campo: Também denominadas de cross country, essas corridas ocorrem em terreno não pavimentado, como na grama ou terra. Nessa modalidade os participantes enfrentam obstáculos naturais, como cursos de água.

Corridas em montanhas: Como o próprio nome sugere, é uma prova de corrida com percurso similar às corridas em campo, mas também envolve um grande número de subidas.

Curiosidade: No Brasil, a Confederação Brasileira de Atletismo é responsável pelo esporte. Já na esfera mundial a responsabilidade fica a cargo da Associação Internacional das Federações de Atletismo.

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "09 de outubro – Dia do Atletismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-atletismo.htm. Acesso em 29 de março de 2024.

De estudante para estudante