Texto -A +A

Por que a semana tem sete dias?

Curiosidades

Diversas teorias tentam explicar por que a semana tem sete dias.
Publicidade

Você já parou para pensar por que a semana tem sete dias, e não seis ou oito? O Brasil Escola desvenda agora mesmo esse mistério e, de quebra, conta a origem dos nomes dos dias… Vamos lá!

Há várias teorias que explicam como sete dias formam uma semana. De acordo com a História, por exemplo, juntar sete dias e chamá-los de semana vem da Babilônia, na Mesopotâmia. Os povos dessa região resolveram homenagear sete componentes do Sistema Solar que eram conhecidos até então: a Lua, o Sol e os planetas Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus e Saturno.

Há também a explicação de que uma semana tem sete dias porque esse seria o tempo mais próximo da alternância entre as fases da lua. Existe, ainda, a teoria por meio da qual se considera que Deus criou o dia em seis dias e descansou no último, totalizando sete.

Dias da semana

Como já mencionado, os romanos, seguindo a Astrologia, denominaram cada um dos sete dias de acordo com os astros do Sistema Solar. Sendo assim, em português, temos:

Dies Solis (Dia do Sol)
Dies Lunae (Dia da Lua)
Dies Martis (Dia de Marte)
Dies Mercuri (Dia de Mercúrio)
Dies Iovis (Dia de Júpiter)
Dies Veneris (Dia de Vénus)
Dies Saturni (Dia de Saturno)

Na língua espanhola, a homenagem é a mesma. Por exemplo, Lunes (segunda-feira) faz referência à lua. Os demais dias são: Martes, Miércoles, Jueves, Viernes, Sábado e Domingo.

Em inglês, os dias da semana também homenageiam o Sistema Solar. Monday (segunda-feira) lembra “moon”, que significa lua. Sunday (domingo), Sol; e Saturday (sábado), Saturno. Os demais dias são Tuesday, Wednesday, Thursday e Friday, estes sem ligação com o Sistema Solar.

Alguns dias da semana homenageiam o Sistema Solar
Alguns dias da semana homenageiam o Sistema Solar

Agora a pergunta é: por que no português usamos a palavra feira?

Ela é usada porque, na semana da Páscoa, apesar de todos os dias serem feriados, funcionavam feiras. Desse modo, seria prima-feira (primeiro dia da semana, o domingo), secunda-feira (segunda-feira) e assim por diante.

Outra explicação é que, no início do Cristianismo, as pessoas não tinham muitas opções profissionais, então, dedicavam o tempo às orações. Os dias em que se orava eram chamados de feriaes ou feriados.

Fim de semana

Os dias que compõem o fim de semana também receberam denominações dos romanos. Sábado é considerado o dia de Saturno. Também advém de sabbath, que significa “descansar”. Para os judeus, o sabbath é considerado o dia de descanso.

Por outro lado, o domingo, conforme o latim, chamava-se solis dies, “dia do Sol”, mas os cristãos mudaram esse nome para dominica, que significa “dia do senhor” (dies dominus).


Por Silvia Tancredi
Equipe Brasil Escola

Publicidade

Eleições Indiretas no Brasil

Revisão

Enem

Vírgula: Mitos

Curiosidades

Você Sabia?