Texto -A +A

Formato dos umbigos

Curiosidades

Publicidade

Umbigo fundinho ou estufadinho? Gostar ou não de seu próprio umbigo é uma questão pessoal.
O que vamos abordar nesse contexto é o porquê dos diferentes formatos de umbigos, o que faz esta parte de nosso corpo ficar ou não estufada.


                    Umbigo saltado

As características umbilicais têm início logo após o nascimento da criança, pois até então, estando ainda dentro da barriga, todos nós possuíamos umbigos iguais. A maneira como ocorrerá a cura do umbigo é que determinará seu formato.

No instante em que o cordão umbilical (responsável por unir o feto à mãe) é cortado, começa um processo de cicatrização do umbigo do recém-nascido. Geralmente, este processo dura cerca de 7 dias, e o modo como a abertura central se fecha é que vai determinar se o umbigo ficará saltado ou não para fora.

Se durante este período, o umbigo cicatrizar completamente, ele ficará embutido. Mas caso ocorra o contrário ou houver alguma infecção, certamente o umbigo ficará estufado.

Existem muitas outras explicações para o formato dos umbigos. Dentre elas, o modo pelo qual o cordão umbilical é cortado após o bebê nascer. Se o médico deixar o cordão longo demais, este irá pesar no momento da cicatrização e, provavelmente, o umbigo ficará para fora. Porém, se o corte for bem feito e a sobra for menor, as chances de se obter um umbigo embutido são maiores.

Por Líria Alves
Equipe Brasil Escola



Curiosidades - Brasil Escola
 

Publicidade

Eleições Indiretas no Brasil

Revisão

Enem

Vírgula: Mitos

Curiosidades

Você Sabia?