Texto -A +A

Fazer das tripas coração

Curiosidades

Publicidade

Virar o mundo do avesso é bastante útil quando desejamos ver as coisas por outro ângulo. A quebra das regras comuns da vida está usualmente ligada aos momentos de brilhantismo, sucesso e inovação. Não por acaso, estudiosos como Mikhail Bakhtin perceberam que as brincadeiras e festas do carnaval são repletas por inversões que colocam um mundo sobre outra perspectiva. Através do riso, das brincadeiras e exageros, a vida é celebrada de forma singular.

Com o passar do tempo, vemos que essas inversões carnavalescas invadem outros campos de nossa vida que extrapolam o simples âmbito da festa anual. A língua também vai sendo curiosamente contaminada por essas manifestações através de gírias e expressões que ganham a nossa boca e se perpetuam ao longo do tempo. “Fazer das tripas coração”, por exemplo, é um exemplo de termo que representa bem esse tipo de situação.

Talvez por seu uso banal, nem sejamos capaz de perceber o tom carnavalesco existente nessa cômica expressão usada para os momentos em que devemos nos esforçar muito. Pensando no âmbito de uma hierarquia biológica, sabemos que o coração é um órgão que assume importantes funções em nosso organismo. Por outro lado, “as tripas”, apesar de importantes na digestão, ocupam uma função secundária ao ser comparada com nosso mais ativo músculo.

Dessa forma, ao “fazer das tripas coração” fazemos menção a um esforço sobre-humano capaz de transformar simbolicamente a função dos nossos intestinos. Nessa alegoria, buscando maior fôlego e resistência, o indivíduo quebra a hierarquia do corpo para buscar algo que parece impossível. De fato, vemos essa expressão recorrentemente ligada a qualquer atividade em que o homem se dedica com todas suas forças. Sejam elas de ordem física, intelectual ou emocional.


Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola

 

 

 

 


 

 

Curiosidades - Brasil Escola

Publicidade

Dúvida Verbal

Inscrições abertas!

Fies

Palácios do Brasil

Curiosidades

Você Sabia?