Texto -A +A

Caixa Preta

Curiosidades

Publicidade

A Caixa preta é um aparelho utilizado em aviões que serve para registrar mensagens enviadas e recebidas à torre, condições do avião, conversas dentro da cabine, a variação da velocidade, a variação da aceleração, a variação da altitude e a variação da potência.

Diferente do nome que possui, a caixa preta é de cor alaranjada florescente, essa cor serve para facilitar sua localização em casos de acidentes. É feita de aço inoxidável e titânio, sendo assim resiste a temperaturas que cheguem a 1.100ºC, por até uma hora, e na água resiste a uma profundidade de 6.000 metros onde a pressão é de aproximadamente 20.000 pés. É composta por duas caixas do tamanho de uma caixa de sapato e são colocadas distante da cabine, na cauda.

A caixa preta foi inventada pelo cientista australiano Dr. David Warren, em meados de 1950, quando ocorria uma série de desastres aéreos no país, mas foi apresentado ao público somente em 1957. A princípio consideraram a caixa preta como uma forma de extrema vigilância e uma forma de manchar a memória dos pilotos acidentados apresentando sua posição face a morte.

Em 1958, os ingleses e os norte-americanos se interessaram pelo aparelho do Dr. Warren e passaram a utilizá-lo em seus aviões. Hoje, seu uso é obrigatório.

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Curiosidades - Brasil Escola

Publicidade

Síndrome de Tourette

Saiu o Gabarito!

Enem

Você Sabia?

Mito ou Verdade?

Curiosidades