Texto -A +A

Depressão

Biologia

Publicidade

A depressão é uma situação de distúrbio mental, leve ou acentuada, decorrente do funcionamento alterado das células cerebrais sobre a capacidade emocional e física de um indivíduo.

É um problema que acomete homens e mulheres adultos (entre 20 e 50 anos de idade), embora também com registro em idosos e crianças.

Atinge, principalmente, o organismo feminino, na proporção de duas mulheres para cada homem com depressão. Sendo essa tendência ocasionada pela maior variação hormonal sentida pelo organismo feminino durante a gravidez e o período pré-menstrual.

Entre os fatores que mais desencadeiam processos depressivos estão os de caráter genético (baixo funcionamento da tireoide, derrames, câncer, diabetes) e os de caráter social (desemprego ou separação). Tendo efeito direto na transmissão dos impulsos nervosos de uma célula a outra, em razão da alteração na quantidade de neurotransmissores (noradrenalina e serotonina).

Os sintomas mais frequentes estão relacionados à variação de humor, afetando o comportamento diário de uma pessoa, que transparece através da feição, momentos de tristeza, desânimo, ansiedade e irritabilidade contínua.

A depressão também afeta a fisiologia do corpo humano, causando indisposição (cansaço), diminuição da libido (desejo sexual), falta de memória, redução de concentração e alternâncias entre insônia e sono excessivo, aumento ou perda de apetite.

O tratamento é realizado através de sessões psicoterápicas associadas a medicamentos antidepressivos. Dessa forma, se restabelece os níveis de quimioreceptores sinápticos (aumento de serotonina), provocando sensação de bem-estar.

Estima-se que aproximadamente 10 milhões de brasileiros, por motivos adversos, passam diariamente por esse mal.

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Publicidade

Erros Comuns na Regra de Três

Fuvest 2018

Fuvest

Danos Morais

Curiosidades

Você Sabia?