Bioquímica

A Bioquímica é a parte da Biologia que se preocupa com os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos.

A descoberta da estrutura do DNA foi fundamental para o avanço da Bioquímica

A Bioquímica é a parte da Biologia responsável pelo estudo das estruturas, da organização e das transformações moleculares que ocorrem na célula. Essas transformações configuram o que chamamos de metabolismo, que nada mais é do que as reações extremamente coordenadas que são fundamentais para garantir a sobrevivência, o crescimento e reprodução dos organismos vivos.

O metabolismo geralmente é classificado em anabolismo ou catabolismo. No primeiro caso, as reações químicas estão voltadas para a síntese de estruturas moleculares complexas a partir de moléculas simples. Já no caso do catabolismo, as moléculas complexas são degradadas em estruturas mais simples. Vale frisar que os dois processos ocorrem em todas as células vivas.

Processos bioquímicos dos seres vivos

No nível bioquímico, apesar da grande diversidade de formas de vida, muitas estruturas e processos são compartilhados por seres vivos bastante diferentes, o que facilita o entendimento da vida como um todo. Todas as espécies, por exemplo, são formadas por elementos básicos, como o carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo, enxofre e moléculas complexas, que realizam processos químicos para que a energia necessária à sobrevivência seja produzida.

De uma maneira geral, podemos afirmar que todos os organismos realizam quatro processos bioquímicos básicos para que ocorra a manutenção da vida:

Síntese de biomoléculas, tais como carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos;

Transporte de substâncias por meio das membranas;

Produção de energia;

Eliminação de metabólitos e substâncias tóxicas.

Descobertas bioquímicas

Entre as principais descobertas da Bioquímica que merecem destaque, podemos citar a compreensão da estrutura do DNA (ácido desoxirribonucleico), o entendimento da importância do gene para a síntese de proteína, a determinação da estrutura das proteínas e a compreensão das vias metabólicas.

O entendimento desses processos foi, sem dúvida, fundamental para o desenvolvimento de várias áreas, tais como a biotecnologia, a medicina e a agricultura. No campo da medicina, por exemplo, podemos destacar a importância dessa ciência no avanço da genética e no entendimento das doenças metabólicas, como diabetes, e até mesmo dos problemas degenerativos. Já no campo da agricultura, o desenvolvimento de variedades transgênicas garantiu um maior sucesso nas lavouras.

Percebe-se, portanto, que a Bioquímica nada mais é do que o estudo da química envolvida em todos os seres vivos, sendo, portanto, fundamental para o entendimento dos processos que permitem a manutenção da vida e o desenvolvimento de técnicas que garantam uma melhor qualidade de vida para todos. Vale destacar que, apesar do grande desenvolvimento da área, muito ainda deve ser estudado, sendo essencial o investimento constante nesse campo de estudos.

Confira os textos dispostos logo mais abaixo para se aprofundar na química da vida! Bons estudos!!!

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Bioquímica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/bioquimica.htm. Acesso em 26 de abril de 2024.

1- Sobre a água, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

A) (  ) A água é considerada uma solução universal.

B) (  ) As moléculas de água são dipolares.

C) (  ) A coesão entre as moléculas de água só é possível em razão da presença de pontes de hidrogênio.

D) (  ) A água apresenta baixos valores de calor específico, evitando variações bruscas na temperatura dos organismos.

E) (  ) Reações químicas em que ocorre união entre moléculas, com formação de água como produto, são chamadas reações de hidrólise.

(UFU)

O gráfico abaixo representa a produção de proteínas por duas populações celulares mantidas "in vitro". A primeira população celular é representada pela sequência 1 e a segunda pela sequência 2. A seta vertical indica o tempo exato de administração da Droga x.

Com base no gráfico apresentado, é correto afirmar que a Droga x inibe o processo de tradução de forma:

A) mais lenta na sequência 2.

B) mais rápida na sequência 2.

C) mais rápida na sequência 1.

D) que em ambas as sequências a velocidade é a mesma.

E) nenhuma das alternativas anteriores.

Artigos Bioquímica

A água

Aspectos deste componente biológico essencial à manutenção da vida animal e vegetal.

Acetilcolina

Amplie seus conhecimentos sobre neurotransmissores com este texto sobre acetilcolina. Entenda o que é e como a acetilcolina atua no sistema nervoso.

Ácidos graxos

Clique e saiba o que são os ácidos graxos, como são classificados e a importância de alguns dos seus principais representantes!

Ácidos Nucleicos

Amplie seus conhecimentos a respeito dos ácidos nucleicos clicando aqui. Entenda a função e estrutura dessas moléculas, bem como as características do DNA e do RNA.

Aerobiose

O que é Aerobiose, processos que a envolvem e rendimento em ATP.

Albumina

Quer entender o que é a albumina e saber qual é o papel dessa proteína no nosso corpo? Clique aqui e descubra a resposta para essa e outras perguntas.

Aminoácidos

Aprenda um pouco mais a respeito da estrutura, da função, dos tipos e da classificação dos aminoácidos — as subunidades formadoras das proteínas.

Anaerobismo

Saiba mais sobre o anaerobismo e quais os organismos que sobrevivem a partir desse processo.

Anticorpos

Substâncias de natureza proteica que possuem função relacionada à defesa do organismo.

Antígeno, anticorpo e vacinação

Você sabe o que é antígeno, anticorpo e vacinação? Clique aqui e descubra o que significa cada um desses termos e a relação existente entre eles.

ATP

Você já ouviu dizer que a célula produz ATP (adenosina trifosfato), não é mesmo? E conhece o que é e qual é a função dessa molécula para a célula? Aprenda mais sobre essa estrutura...

Carboidratos

Aprenda um pouco mais sobre os carboidratos, uma importante biomolécula. Neste texto, traremos um resumo sobre o tema, principais características e classificação.

Ciclo de Krebs

Clique aqui e amplie seus conhecimentos sobre o ciclo de Krebs. Nesse texto, exploraremos as principais etapas desse ciclo.

Cientistas que colaboraram na história da fotossíntese

Saiba mais sobre como ocorreu a história da fotossíntese e quais foram os cientistas envolvidos nessa descoberta tão importante para a ciência.

Colágeno

Você sabe o que é colágeno? Clique aqui e conheça as principais características dessa proteína e os benefícios que seu uso pode gerar. Saiba quais são suas funções!

Composição química da célula

Saiba mais sobre a composição química da célula e entenda como as substâncias orgânicas e inorgânicas atuam regulando o funcionamento dessa unidade.

Dopamina

Amplie seus conhecimentos sobre a dopamina, um neurotransmissor muito importante para o organismo, pois está relacionado com o humor, prazer e controle motor.

Enzimas

Vamos estudar as enzimas? Veja o que são essas biomoléculas, como elas atuam, sua classificação e fatores que influenciam a sua atividade.

Estrutura de uma proteína

Conformação das moléculas de aminoácidos na formação de proteínas.

Fermentação

Conheça o que é fermentação e compreenda a diferença entre a fermentação alcoólica e a fermentação lática, processos importantes economicamente.

Fibras

Entenda o que são as fibras alimentares e como elas influenciam na saúde do nosso organismo!

Glicídios

Conceito, sinônimos e classificação dos glicídios

Glicogênio

Amplie seus conhecimentos a respeito do glicogênio, o principal polissacarídeo de reserva dos animais e que atua como fonte de energia e no controle glicêmico.

Glicólise

Clique aqui e entenda a glicólise, um processo de quebra de glicose e formação de ácido pirúvico que ocorre em todos os seres vivos.

Hemoglobina

Amplie seus conhecimentos a respeito da hemoglobina, um importante pigmento respiratório que garante o transporte de oxigênio no corpo dos vertebrados.

Importância do cálcio no organismo

Conheça a importância do cálcio para o organismo e entenda a necessidade de ter uma dieta balanceada rica nesse mineral.

Ligações peptídicas

Ligações químicas que se estabelecem entre um grupo carboxila e um grupo amina.

Lipídios

Descubra o que são lipídios e quais as funções desses nutrientes em nosso organismo. Veja os tipos de lipídios e em quais alimentos eles são encontrados.

Metabolismo

Todo ser vivo gasta energia para manter as diversas atividades desempenhadas pelo organismo, e essa oferta de energia vem do metabolismo. Confira!

Metabolismo energético

Entenda o que é o metabolismo energético e aprenda a diferença entre as reações metabólicas de síntese e de degradação.

Noradrenalina

Saiba mais sobre a noradrenalina clicando aqui. Entenda a sua função, seu uso terapêutico e sua relação com a depressão.

O que é hálito cetônico?

Entenda os mecanismos que ocorrem no organismo capazes de propiciar o hálito cetônico.

O quinto sabor

Uma sensação do paladar provocada pelo glutamato.

Os principais carboidratos

Saiba mais sobre a glicose, ribose, sacarose, lactose, amido, glicogênio e celulose.

Os principais tipos proteicos

Conheça as classes de proteínas. Clique aqui!

Peptídeos

Entenda o que são peptídeos. Veja quais são as principais funções dessas importantes cadeias de aminoácidos. Aprenda a diferença entre polipeptídeos e proteínas.

Processo de produção de energia a partir da oxidação dos alimentos

Entenda esse processo clicando aqui!

Proteínas

Aprenda um pouco mais a respeito das proteínas conferindo aspectos como estrutura, funções, tipos e como obtê-las por meio da alimentação.

Quimiossíntese

A quimiossíntese é realizada por alguns organismos autotróficos para a produção de matéria orgânica. Saiba mais sobre esse importante processo.

Respiração celular

A respiração celular é um processo importante para a obtenção de energia pela célula. Entenda-a!

Sais Minerais

Saiba mais sobre os sais minerais, como eles atuam no organismo e suas principais fontes.

Serotonina

Acesse o texto para saber o que é serotonina e entender qual a sua função no nosso corpo. Veja os alimentos que ajudam a aumentar os níveis de serotonina.

Teoria do encaixe induzido

Conheça a teoria do encaixe induzido, uma hipótese criada para substituir o tradicional modelo chave-fechadura.

Tipos de água

Conheça os principais tipos de água e compreenda as suas diferenças.