Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Articulações

As articulações podem ser definidas como o local de união entre dois ou mais ossos e podem ser classificadas em fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.

As articulações são os locais de união entre dois ossos ou mais
As articulações são os locais de união entre dois ossos ou mais
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O sistema articular é formado pelas articulações, que podem ser definidas como a região de união entre dois ou mais ossos. Todos os ossos do corpo, com exceção do osso hioide, apresentam articulação com pelo menos um outro osso.

Funções das articulações

As articulações, também chamadas de juntas, possuem duas funções principais: manter os ossos juntos e permitir a movimentação do esqueleto. Graças à presença das articulações, temos um corpo estável que consegue, por exemplo, manter a postura ereta. Além de garantir a união do esqueleto, as articulações evitam também o desgaste dos ossos.

Classificação das articulações

Existem diferentes formas de classificar uma articulação, sendo a mais comum a classificação que utiliza como critério o material encontrado entre os ossos. De acordo com esse critério, podemos dividi-las em:

- Articulação fibrosa – Também chamada de sinartrose ou articulação imóvel, ela possui pequena separação com tecido conjuntivo fibroso entre os ossos. Seu papel principal é proporcionar a absorção de choque.

A articulação fibrosa pode ser classificada em dois tipos: suturas e sindesmoses. As suturas são aquelas articulações encontradas nos ossos do crânio. Já a sindesmose é aquela encontrada entre a tíbia e a fíbula.

- Articulação cartilaginosa – Também chamada de anfiartrose ou articulação semimóvel, ela apresenta tecido cartilaginoso entre os ossos, que pode ser do tipo hialino ou fibroso. Quando a cartilagem é hialina, a articulação recebe o nome de sincondrose e, quando a cartilagem é fibrosa, recebe a denominação de sínfise. As articulações cartilaginosas são encontradas nos ossos do quadril e entre as vértebras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Articulação sinovial – Nessa articulação, também chamada de diartrose ou móvel, observa-se o livre deslizamento entre a superfície de um osso e outro em virtude da presença de um líquido denominado de sinovial. Diferentemente das outras formas de articulação, as peças articuladas unem-se por meio da cápsula articular, onde o líquido está localizado.

Vale salientar que as articulações sinoviais podem ser classificadas de acordo com a capacidade de movimentação que possuem. Se elas se movem em apenas um eixo de rotação, recebem o nome de uniaxiais; se possuem dois eixos, são chamadas de biaxiais; e se possuem três eixos, recebem o nome de poliaxiais.

As articulações sinoviais movem-se de várias maneiras. Entre os movimentos realizados por esse tipo de articulação, podemos citar a flexão, extensão, abdução, adução, rotação, pronação, inversão, refração, elevação e depressão.

Doenças que atingem as articulações

Várias são as doenças que podem atingir as articulações. Entre elas, podemos citar:

  • Bursite: Inflamação da bolsa sinovial, também chamada de bursa.

  • Artrite Reumatoide: Inflamação das articulações e estruturas associadas.

  • Gota: Um tipo de artrite caracterizado pelo depósito de cristais de ácido úrico na articulação.

  • Febre Reumática: Inflamação dos tecidos sinoviais, tendões e demais tecidos conjuntivos presentes em torno das articulações.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Articulações"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/articulacoes.htm. Acesso em 29 de março de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Nas articulações, é possível observar a união entre dois ou mais ossos. Todas as alternativas a seguir se referem às funções das articulações, exceto:

a) As articulações permitem a movimentação do esqueleto.

b) As articulações garantem que os ossos permaneçam unidos.

c) As articulações promovem o armazenamento de minerais úteis aos ossos.

d) As articulações evitam o desgaste dos ossos.

e) As articulações garantem que o corpo mantenha-se estável.

Exercício 2

As articulações podem ser classificadas a partir do material encontrado entre um osso e outro. Quando, entre os ossos, há tecido cartilaginoso do tipo hialino, a articulação recebe o nome de:

a) articulação fibrosa.

b) sínfise.

c) sincondrose.

d) sinartrose.

e) articulação sinovial.