Argumentos favoráveis aos transgênicos

Alimentos transgênicos: a solução para o problema da fome mundial?

Transgênicos, ou organismos geneticamente modificados (em inglês, GMO), são produzidos, em laboratório, a partir da introdução de genes de outras espécies, com a finalidade de atribuir a eles características que não poderiam ser incorporadas de forma natural, ou por seleção artificial. Tema de bastante discussão na atualidade, muito se critica e elogia a respeito da aplicação destes indivíduos.

Considerando este aspecto, serão pontuados alguns argumentos utilizados pelos defensores dos transgênicos. No entanto, independentemente do ponto de vista, é fato que mais estudos devem ser feitos para que saibamos os reais impactos da introdução destes organismos na natureza e em nosso dia a dia.

Segundo esta linha:

- Os transgênicos podem aumentar a produção de alimentos, fornecendo fontes nutricionais mais baratas à população mundial;

- Tem potencial de acabar com os problemas relativos à desnutrição;

- A produção pode ser mais econômica, já que podem ser desenvolvidos organismos mais resistentes e duráveis;

- Plantações de vegetais transgênicos podem requerer menos quantidade de agrodefensivos, água e máquinas agrícolas, agredindo o meio ambiente de forma reduzida;

- Possibilidade de se desenvolver alimentos mais nutritivos, melhorando a saúde da população;

- Criação de organismos capazes de produzir substâncias úteis para a saúde humana, como vitaminas, anticorpos e remédios;

- Utilização de enzimas de bactérias geneticamente modificadas no sabão em pó, podendo degradar a gordura de tecidos e não danificá-los durante o processo de lavagem;

- Forrageiras geneticamente modificadas poderiam reduzir a emissão de gás metano pelo rebanho bovino;

- Organismos com tolerância a pressões bióticas e abióticas;

- Possibilidade de uso de terras “improdutivas”, como as com alto teor de sal ou com poucos nutrientes.

Para encerrar, uma frase da pesquisadora Alda Lerayer: “Os transgênicos nada mais são do que a evolução de técnicas milenares”.

E você? O que pensa a respeito dos transgênicos?

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Escrito por: Mariana Araguaia Escritor oficial Brasil Escola

ARAGUAIA, Mariana. "Argumentos favoráveis aos transgênicos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/argumentos-favoraveis-aos-transgenicos.htm. Acesso em 28 de março de 2024.