Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Robert Pelham Jr.

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Jornalista, editor e inventor americano nascido na zona rural de Petersburg, Virginia, que inventou e patenteou uma máquina de tabular (1905) e uma de somar (1913). Em Detroit publicou e editou o Plain-Dealer, um do mais bem sucedidos jornais do meio-oeste americano. Depois de sair da fazenda por questões de racismo, sua família morou em Columbus, Ohio, esteve na Philadelphia e finalmente estabeleceram-se em Detroit, Michigan. Enquanto e cursava a formação básica era jornaleiro do Detroit Post e quando completou a high school, passou a trabalhar na produção do jornal.

Depois juntou-se ao irmão para publicar um semanário chamado Venture,depois o noticioso Plaindealer, um jornal destinado a comunidade negra do meio-oeste norte-americano, publicando contribuições de vários autores como Frederick Douglass, John Lynch, John Bruce, Blanche Bruce e Ida Wells Barnett. Ele tornou-se próspero jornalista e envolveu-se na política para melhor defender os direitos dos negros. Foi contratado para o Detroit Internal Revenue Office (1884), nomeado inspetor em Detroit (1887) e delegado para a Republican National Convention (1888), tornando-se um líder da política dos African American.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Foi contratado para o United States Census Bureau em Washington, DC (1900), lá permanecendo por 37 anos. Em seu novo trabalho sentiu a necessidade de contar e tabular informações censitárias de modo a dar maior rapidez nos trabalhos. Assim ele inventou uma máquina tabulação (1905 e uma outra de contar (1913), ambas devidamente patenteadas, que em muito facilitaram seu trabalho e de todos os seus colegas, até o aparecimento dos computadores. Durante esse período formou-se em direito pela Howard University. Retirou-se do U.S. Census Bureau, e voltou a publicação de jornais africaners, e fundou uma nova agência, a Capital News Services, Inc (1938). Morreu de um ataque cardíaco em sua casa, em Washington D.C., e seu corpo foi enterrado no Lincoln Memorial Cemetery.
Escritor do artigo
Escrito por: Eliene Percília Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PERCíLIA, Eliene. "Robert Pelham Jr."; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/robert-pelham-jr.htm. Acesso em 28 de março de 2024.

De estudante para estudante