Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Gabriel Cramer

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Professor de matemática suíço nascido em Genebra, que publicou a famosa regra de Cramer para solução de equações (1750), no Introduction a l'analyse des lignes courbes algebriques. Um dos três filhos de Jean Isaac Cramer, médico em Genebra, e de Anne Mallet, foi educado em Genebra e tinha somente 18 anos quando conseguiu seu doutorado (1722) com uma tese sobre a teoria do som.

Dois anos depois passou a ocupar a cadeira de filosofia da Académie de Clavin, em Genebra. Como além do brilhante jovem, ainda disputavam a vaga os talentosos Amédée de la Rive e Giovanni Ludovico Calandrini, o conselho da universidade resolveu dividir a cadeira em duas, ficando a de filosofia pura com De la Rive e a de matemática para Calandrini e o jovem suíço.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Ambos ainda dividiram o assunto de matemática de modo que ele com geometria e mecânica e Calandrini com álgebra e astronomia (1724). Depois de dois anos ensinando, foi indicado para um viagem de aprendizagem pela Europa (1727-1729), onde conheceu os maiores matemáticos de então, estudando com Johann e Daniel Bernoulli, Euler, Halley, de Moivre, Stirling, 'sGravesande, Fontenelle, Maupertuis, Buffon, Clairaut, entre outros.

De volta a Genebra (1729), voltou a ensinar e a publicar trabalhos científicos em várias entidades como nas Academias de Paris (1734) e de Berlim (1748/1750/1752) como também na Royal Society de Londres.

Manteve permanente e extensa correspondência com os principais matemáticos de sua época, foi eleito Fellow da Royal Society (1749) e morreu três anos depois, em Bagnols-sur-Cèze, França.
Escritor do artigo
Escrito por: Keilla Renata Costa Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Gabriel Cramer"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/gabriel-cramer.htm. Acesso em 18 de abril de 2024.

De estudante para estudante