Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Fernando I de Castela

Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Segundo soberano de Castela (1035-1065) e Leão e Galizia (1038-1065) nascido em Castela, congominado o Grande ou o Magno, cujo reinado representou um marco no longo caminho para a unificação dos reinos cristãos da península ibérica. Segundo filho de Sancho III de Navarra ou Sancho Ide Castela, e da infanta Mayor de Castela, herdou o reino de Castela de seu pai, cujo território ficou em parte incluído em Navarra. Casou-se com a princesa Sancha, irmã de Bermudo III de Leão, que com a morte deste (1037), ocupou também o trono de Leão e foi coroado seu soberano (1039), inclusive da Galizia.

Reorganizou a administração de seu reino e reduziu os poderes hereditários dos nobres. Com a morte de seu irmão García IV de Navarra, morto (1054) pelas tropas de Fernando, em Atapuerca, anexou Navarra. Em seguida, recuperou Viseu e Coimbra, em Portugal, e San Esteban de Gormaz e Berlanga, no leste da Espanha, domínios dos mouros. Depois o reino de Toledo (1062), e foi reconhecido como soberano dos reinos mouros de Saragoça e Sevilha. Antes de morrer, em Leão, contraditoriamente a sua luta de unificação, dividiu o império entre os filhos. Assim, o seu primogénito Sancho II de Castela, o seu reino principal, Afonso VI ficou com os domínios de Leão, e García com a Galícia. Para as filhas Elvira e Urraca deixou a posse de dois mosteiros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Fernando I de Castela"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/fernando-i-de-castela.htm. Acesso em 17 de abril de 2024.

De estudante para estudante