Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

São Félix de Cantalício

Primeiro frade capuchinho a ser canonizado
Primeiro frade capuchinho a ser canonizado
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Santo do Catolicismo nascido em Cantalice, próximo a Rieti, Apulia, Itália, o primeiro frade capuchinho a ser canonizado (1712). Filho de humildes camponeses, passou a infância no duro trabalho do campo. Sobrevivendo a um grave problema de saúde, voltou-se para a oração, e aos 27 anos foi acolhido em um convento de capuchinhos em Città Ducale, Roma, na qualidade de irmão converso. Irmão leigo capuchinho, foi enviado para Roma onde passou o resto da vida pedindo esmolas pelas ruas da cidade, para a manutenção de seu convento.

A todos os benfeitores, respondia invariavelmente Deo gratias, que quer dizer Graças a Deus. Foi, por isso apelidado de Frei Deo Gratias.Tinha um especial amor às crianças para as quais cantava improvisadas canções e que elas mesmas popularizavam. A noite visitava os pobres, os doentes, confortando-os em suas adversidades. Nunca aprendeu a ler, mas tornou-se amigo de SãoFilipe Neri, de São Carlos Borromeu, e foi admirado por sua simplicidade de vida. Morreu em Roma no dia 18 de maio e, já no dia seguinte, o Papa Sixto V mandou levantar sua vida para que pudesse beatificá-lo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "São Félix de Cantalício"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/felix-de-cantalicio.htm. Acesso em 18 de abril de 2024.

De estudante para estudante